sábado, 20 de junho de 2015

Minha pergunta no YR!

Uma das primeiras coisas que postei aqui no Livro da Cara foi uma pergunta minha que eu tinha feito lá no YR! E,que claro,eu tinha compartilhado no FB,afinal nada é postado aqui sem ter passado antes pela minha timeline,né? rsrsrs
Enfim,e depois disso,nunca mais eu tinha compartilhado nenhuma pergunta minha no YR!
Até porque eu não tenho feito mesmo muita pergunta por lá,já que quase ninguem nunca responde,e quando responde,dão sempre uma merda de resposta que nunca é aquela que a gente esperava,e ainda por cima acaba sendo obrigado a premiar aquela titica de "resBosta" como a melhor!!
E pior ainda,depois de algumas mudanças feitas no site,vc não pode mais nem apagar a própria pergunta se ela já tiver recebido qualquer "resBosta" por pior que seja! Isso foi o que acabou me fazendo desistir de voltar lá pra perguntar qualquer coisa.Pena que eu não conheço ainda nenhum outro site que eu possa tirar dúvidas sobre qualquer assunto...Se alguem conhece um melhor,pode deixar sugestões,ok?
Hehehehe

Bom,a seguir,uma das raras vezes em que uma das minhas perguntas teve resPostas que não me decepcionaram,nem me frustraram! Ah,a fotinho da Terra quadrada eu mesmo procurei e colei só pra não deixar o post sem ilustração nenhuma,né? rsrsrs

Se a Terra fosse quadrada,como ficaria a distribuição da Luz Solar e os fusos horários no planeta? Os lados adjacentes ficariam claros?
Quantos horários diferentes seriam,só 6? Um para cada face do "cubo terrestre"? Mas e quando a rotação dela estivesse expondo dois lados da Terra enquanto mudava de um lado para o outro em relação ao Sol? Supondo que num dado momento do dia,um de seus lados estivesse voltado completamente para o Sol,os lados adjacentes estariam claros ou escuros? Como ficaria a distribuição da luz solar?


A seguir,as resPostas que me retornaram:

 Melhor resposta:  A quantidade de luz que um lado recebe depende do ângulo com que os raios de luz incidem sobre ele. Com a fonte de luz a cerca de 150 milhões de km, dá para considerar que eles sejam paralelos e cada lado seja iluminado de forma uniforme. Considerando isso, eu diria que cada uma das faces que giram (podem ser todas as seis, podem ser apenas quatro, depende de onde está o eixo de rotação do cubo) seria um fuso horário, mas a diferença entre um fuso e outro não seria de uma hora, mas seria mais.

Supondo um caso em que o eixo de rotação passa exatamente no centro de duas faces, teríamos uma face como polo norte e outra face como polo sul, e os quatro lados restantes seriam os fusos horários. A diferença entre cada fuso seria de 6 horas.

Supondo um caso em que o eixo de rotação passa entre dois vértices opostos, então todos os lados seriam fusos horários diferentes, e teríamos 6 fusos horários, separados por 4 horas cada um. Só que seriam alternados, o fuso das 0 horas estaria, por exemplo, no hemisfério norte, mas o fuso das 4 horas estaria no hemisfério sul. O resultado seria que em cada hemisfério haveriam 3 fusos horários separados por 8 horas (cada vértice conecta três faces no cubo).

Mas esta situação não duraria muito, por que os vértices teriam uma energia potencial gravitacional maior que o centro das faces, e a tendência seria que os vértices fossem afundando no magma do planeta e o mesmo fosse adotando uma forma cada vez mais esférica.


Fonte(s):http://www.askamathematician.com/2011/05...
http://news.discovery.com/space/what-if-...
Cesar G · 12 meses atrás
1
 
0
Comentário

Classificação do autor da pergunta 5 de 5

Muito obrigado pela explicação,sua resposta foi a mais completa e a única que 

explicou sobre os fusos horários.Muito boas fontes! Muito obrigado tambem ao 

eduardo,dei um like na resposta.E quanto a outra pergunta que fizeram aí,acho 

que não,o mar não faria cascata nas arestas pelo mesmo motivo que tudo o que 

está no Hemisfério Sul da Terra sendo redonda tambem não despenca pra 

imensidão do universo...
________________________________________________________________

Esse experimento é simples, você pode pegar uma lanterna e um cubo apontar a 

lanterna de modo que fique perpendicular entre o trópico do equador, assim você 

estará representado um Solstício. A diferença de um cubo para uma esfera é 

pequena no meu ver, o que aconteceria é que Terras situadas no polo Sul 

receberia pouca iluminação solar, isso quer dizer que seriam extremamente 

geladas, mais que a Antártica. E tambéma força de maré seria mais iluminada.
_________________________________________________________________


Depende.. pense comigo .. Se a Terra não tivesse a sua inclinação as faces de 

cima e de baixo nunca teriam luz solar.. mas depois como seria ? o mar fazia 

cascatas nas arestas? inundava a terra...

Nenhum comentário:

Chat Livro da Cara