sábado, 4 de abril de 2015

Enfim,uma boa desculpa: sair para beber melhora a saúde mental dos homens

Enfim,uma boa desculpa: sair para beber melhora a saúde mental dos homens

Essa era a desculpa que todos os homens estavam esperando: sair para beber com os amigos pode fazer bem para a saúde mental masculina. Além disso, compartilhar algumas rodadas também se mostrou um momento importante para que eles se abram, falem de suas emoções e ajudem uns aos outros.
O estudo, que foi realizado pelo Medical Research Council e publicado no periódico Health Psychology, trabalhou com homens entre 30 e 35 anos, moradores do oeste da Escócia, que frequentavam pubs junto com os amigos. Dra. Carol Emslie, a pesquisadora responsável, perguntou aos participantes sobre seus hábitos relacionados à bebida e ficou surpresa quando eles relataram que esses momentos faziam bem para sua saúde mental.
Fonte da imagem: Shutterstock

“A coisa mais surpreendente era a maneira como a bebida abria espaço para que os homens se comportassem de maneiras alternativas que não estão associadas à masculinidade. Havia essa ideia de que alguns drinques ajudam a expressar as emoções de uma maneira diferente do seu dia a dia. Eu não perguntei sobre a saúde mental, eles levantaram esse ponto sozinhos. Existe esse estereótipo de que os homens são fortes e quietos quanto ao que pensam e que isso é algo de que nunca falam”.
Mas foi exatamente o contrário que a especialista encontrou nos diversos pubs da Escócia: esses grupos de homens aproveitam os efeitos positivos do álcool para a saúde. Quando bebem juntos, eles riem, fazem piadas e isso é revigorante. O momento os ajuda a se abrir e relaxar, sendo que muitos deles também consideram que essa é uma maneira de cuidarem uns aos outros.
Fonte da imagem: Shutterstock

Logicamente, uma das preocupações do estudo é com a quantidade de bebida que é ingerida nessas ocasiões, já que o alcoolismo não deixa de ser um risco. Espera-se que as descobertas ajudem a divulgar os efeitos positivos do álcool e que isso possa conscientizar as pessoas a respeito dos limites do consumo.
“É um equilíbrio delicado porque temos esse efeito colateral do álcool. Mas também temos o prazer e o que os homens citaram como revigorante, natural, positivo e uma maneira de demonstrar preocupação e amizade a outros homens. Precisamos abordar esse aspecto cultural da bebida. Precisamos entender que beber é prazeroso, é sociável e é fundamental para as amizades.Se ignoramos esse aspecto, não estamos entendendo o contexto no qual as pessoas bebem”, finaliza a especialista.

Nenhum comentário:

Chat Livro da Cara