sábado, 16 de maio de 2015

POST 201,o PÓS-ESPECIAL 200 - Como a borracha “apaga” o que escrevemos?

Bom dia,estamos começando hoje o FDS no Livro da Cara,com o POST 201, excepcionalmente nesse sábado,ao contrário dos outros FDS!
Não tivemos atualização sexta-feira,como eu tinha adiantado no POST 200,o Livro da Cara será atualizado esse final de semana,e ficará um tempo sem atualizações.Até o fim do mês,dia 29,o blog estará de recesso.

Eu até teria antecipado esse recesso desde o último domingo,após o post 200,mas preciso ainda terminar o conteúdo de maio/2014 do meu Facebook aqui,e pra isso ainda faltam 8 postagens,portanto esse final de semana é indispensável.Teremos hoje 4 postagens correspondentes ao final de maio do ano passado da minha timeline,e amanhã,domingo as 4 restantes!

Feito isso,o Livro da Cara estará em recesso até sexta-feira,dia 29,quando voltaremos com o conteúdo do mês de junho/2014 da minha Linha do tempo do Facebook.
Esse recesso a partir de amanhã é super necessário para eu me preparar para tuuuuuuuuuuuuuuuudo o que ainda vou ter que trazer para o blog nas próximas semanas a partir do dia 29!

Como puderam conferir naquela listinha nada extensa e suuuuuuuuuper imensa apresentada no POST 200,teremos MUITO,mas MUITO conteúdo mesmo do mês da Copa do Mundo no Brasil. Será nada mais nada menos que o mês do meu Facebook com a MAIOR quantidade de postagens até agora no Livro da Cara!

NUNCA compartilhei tanto link no Facebook até agora quanto no mês de JUNHO/2014,por isso esse blog chegará ao ápice das atividades a partir da postagem 209 em diante,até que o conteúdo do mês em questão seja encerrado! E acho que isso só deve ocorrer por volta do post 250! O ritmo das postagens ficará super acelerado até lá!
Portanto,é sério,eu vou PRECISAR desse recesso de duas semanas,tenho que tomar fôlego pra tanto ritmo agitado de postagens que me aguarda! É,pensam que é fácil ser blogueiro? Hahahahaha!!

Mas como eu ADORO esse bloguinho cada vez mais,tô aqui firme e forte,e agora na nossa primeira postagem PÓS-ESPECIAL 200 - ou seja nosso POST 201 - eu trago mais um texto super legal direto do Mega Curioso,que nos conta como as borrachas apagam aquilo que a gente escreve! Já parou pra pensar? Como deve acontecer essa mágica? 
Hahahaha

Apesar que hoje em dia não é difícil encontrar quem diga que nunca mais pegou um lápis, lapiseira,borracha...Quem sabe até caneta! Eu mesmo! Nunca mais precisei,pelo menos não de lápis ou lapiseiras! Caramba,nem tinha pensado nisso até agora,mas poxa,nunca mais usei um lápis! Há anos que não uso,sério! Apontador então,nossa,parece coisa do século passado! Ainda se usa apontador,pessoal?? Caneta de vez em quando eu ainda uso,mas muito pouquinho...
Tudo o que eu quero anotar hoje em dia,anoto no celular! E você?
Tá vendo como estamos digitalizados?? Essa era digital!
kkkkkkk

Bom,confira a seguir,pra quem ainda usa lápis,lapiseira,borrachas e apontadores!

Como a borracha “apaga” o que escrevemos?


Vivemos em uma era tecnológica na qual, se precisamos escrever alguma coisa, basta digitar e imprimir. Escrever à mão é coisa do passado e existem pessoas que não fazem isso há muito tempo. Porém, ainda tem muita gente que não abre mão dessa prática. O kit lápis, papel e borracha é ainda muito necessário, principalmente para crianças em fase de aprendizado!
Filosofando sobre a arte de escrever, muita gente se pega pensando: “Como é que a borracha pode apagar o que eu escrevo no papel?”. Você é uma dessas pessoas? Tem essa curiosidade? Essa pergunta é realmente muito fácil de ser respondida e nós vamos explicar como é que isso funciona.
Pixabay (02)
Antes de mais nada, do que é feito o lápis?
Ao contrário do que muita gente pensa, o lápis não é feito de chumbo. Eles realmente eram feitos desse material quando foram inventados pelos romanos. Porém, em 1564, uma grande reserva de grafite foi descoberta na Inglaterra e foi constatado que esse material era muito melhor que o chumbo no processo da escrita.
Ele deixava uma marca mais forte e não era tóxico. Então, o chumbo foi substituído definitivamente pelo grafite, que recebeu um revestimento para não sujar as mãos de quem utilizava. Em 1795, Jacques Conté misturou grafite com água e argila, criando o que conhecemos hoje como lápis.
E o que é uma borracha?
Borracha é aquele item que você já conhece usado para apagar marcas deixadas por lápis e até mesmo alguns tipos de canetas. Você pode encontrá-las em diversas cores e formatos e quase sempre são feitas de borracha sintética à base de petróleo (não são feitas de látex de borracha natural, que causa alergia em algumas pessoas). Enxofre (para dar resistência), amaciante e outros produtos também são adicionados ao produto.
As borrachas mais comuns são aquelas cor-de-rosa encontradas no topo dos lápis e aquelas em formato retangular, normalmente na cor branca. Há também borrachas cilíndricas em formato de lápis, além das Art Gum, que são macias e utilizadas em grandes áreas, e das borrachas Kneaded, que captam as marcas de lápis ao serem pressionadas sobre o papel em vez de serem friccionadas.
Wikioso
E como a borracha apaga as marcas de lápis?
Como foi dito, ao escrevermos, o lápis libera grafite e não chumbo, como muitos pensam. As partículas de grafite se agarram às fibras do papel, deixando assim a marca que conhecemos. As moléculas de borracha são mais rígidas do que as fibras do papel, então o grafite acaba se agarrando a elas, limpando tudo o que escrevemos.
Dependendo do tipo de borracha, até mesmo uma fina camada do papel pode ser removida junto com o grafite. As mais duras costumam fazer isso, como aquelas da ponta do lápis. O que garante um melhor processo de limpeza é a rigidez da borracha,por isso umas costumam funcionar melhor do que outras.
Você sabia?
Antes de a borracha ser inventada, era usado um pedaço de pão branco enrolado e úmido (com as bordas cortadas) para remover as marcas de lápis usadas na escrita. Até hoje essa técnica ainda é usada por alguns artistas para clarear carvão nas pinturas, entre outras técnicas.

Nenhum comentário:

Chat Livro da Cara