sábado, 16 de maio de 2015

ÁGUA OXIGENADA – VERDADES E MITOS

ÁGUA OXIGENADA - VERDADES & 


MITOS


Você sabia? A água oxigenada (H202 – Peróxido de Hidrogênio) é um dos mais potentes desinfetantes que existem, embora a informação não seja muito divulgada por não ser muito lucrativa? Seu uso geralmente é relegado apenas às mulheres devido suas propriedades para clarear cabelos e pelos do corpo. Mas deixar as mulheres mais bonitas e atraentes não é a única utilidade desse poderoso líquido…

Em 1920, os soldados morriam mesmo tendo sobrevivido a tiros e outros ferimentos, em decorrência das infecções. A água oxigenada foi desenvolvida para justamente desinfetar os ferimentos, contendo assim as infecções que resultavam em gangrena e  morte. A fórmula se chama peróxido de hidrogênio.

Os motivos pelos quais as propriedades curativas da água oxigenada não são amplamente divulgados são obscuros, muitos especialistas dizem que é por causa do baixo lucro, pois seu custo é barato. De qualquer forma, agora você vai saber mais sobre a importância desse líquido milagroso e pode divulgar para familiares e conhecidos.

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA


OXIGENADA

  • Você pode limpar sua escova de dente com uma solução de água oxigenada. Quando guardamos a escova em um armário é mais fácil que se acumule germes e bactérias nas cerdas. Tratando com a água oxigenada ela fica livre desses germes causadores de gengivite e outros problemas, além de ficar mais conservada, claro. Basta borrifar um pouco nas cerdas.
  • Depois da lavagem de talheres e utensílios de cozinha (como tábuas de carne e outros) você pode usar água oxigenada para ajudar a eliminar qualquer bactéria residual, especialmente as temidas salmonelas.
  • Problemas com chulé? A água oxigenada pode te ajudar! Passe nos pés, além de ajudar com o problema do mau cheiro ela ajuda a evitar frieirasmobile casino acabando com os fungos.
  • Machucados e ferimentos podem ser tratados com a água oxigenada. Passe no local ferido para ajudar na cicatrização. Repita várias vezes ao dia o procedimento. Foi comprovado que até gangrena pode ser tratada com água oxigenada, que ajuda na regressão do problema.
  • Nariz congestionado por causa de gripes, resfriados e sinusite? Misture com água (meio a meio) e pingue no nariz. A solução matará micro-organismos como bactérias e germes. Depois de esperar um tempo para que faça o efeito desejado, assoe o nariz.
  • Higiene total. Misture um pouco com a água do banho e a água oxigenada fará bem a sua pele, além de combater fungos e micoses. Uma imersão na banheira é o ideal mas se não der conte com a ajuda de um balde.
  • Desinfete peças de roupa com água oxigenada. Basta fazer uma solução com água e deixar as peças de molho para que elas sejam desinfetadas. Lençóis,fraldas,ou qualquer roupa com sangue ou outras secreções são desinfetados. Depois de deixar de molho basta lavar normalmente.

VERDADES E MITOS DA ÁGUA 


OXIGENADA


Essas dicas são apenas o começo, você pode usar as propriedades da água oxigenada para muito mais coisas no seu dia a dia. Com certeza você encontrará outras utilidades para esse líquido milagroso.

tome cuidado com alguns mitos,como usar a água oxigenada para limpar cozinhas e banheiros. Como é desinfetante, pode se imaginar que faria o efeito desejado, mas na verdade ela só fica ativa na presença da enzima catalase, facilmente encontrada no sangue e fluidos orgânicos. Quando reage com boas quantidades dessa enzima a água oxigenada libera oxigênio ativo e mata os geremes. A enzima pode ser liberada através de microorganismos também, mas a quantidade encontrada nessas áreas da casa pode ser insuficiente para produzir o efeito necessário, ou seja, seria inútil usar água oxigenada para limpezas domésticas.

No caso dos utensílios de cozinha é recomendado o uso da água oxigenada após lavá-los normalmente com detergente. Nesse caso, a água oxigenada ajuda na eliminação dos microorganismos que ainda permaneceram em talheres, panelas, tábuas, copos, etc.

Muitos falam que a propriedade antisséptica da água oxigenada pode servir para uma boa higiene bucal. Usando apenas uma colher para bochechar mata todas as bactérias e germes existentes na boca. Para completar, o bochecho regular ainda clareia seus dentes. Mas cuidado, usar a água oxigenada dessa forma – pura – para fazer bochechos pode ser perigoso. Consulte seu dentista, caso contrário pode provocar lesões na gengiva e agravar gengivites. O melhor é usar as soluções prontas para enxaguar a boca após a escovação, como Listerine e outros. Elas já contém a água oxigenada diluída com outros produtos e não causarão problemas.

Nenhum comentário:

Chat Livro da Cara